quarta-feira, 27 de outubro de 2010

7 Pecados – A PREGUIÇA!

Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um dos pecados capitais!!! Ande, estou esperando...

Ora, essa! Todo mundo é pecador, acreditando ou não no pecado!

Vivemos numa sociedade pecadora ao extremo... e esse século XXI parece que enaltece o pecador! Sério!

Em primeiro lugar, não venho falar de religião... ou dizer que quem peca vai para o inferno. Quero apenas apontar alguns sinais de que nossa geração é pecadora! Hahaha Também não tem influência nenhuma com a novela que a Globo reprisa! Oks?!

Vamos pensar, com calma, no primeiro pecado: a Preguiça!

Vamos começar com ela pois tem mais a ver com o novo título do blog. Compreende?

Segundo um site ai... A PREGUIÇAÉ definida como aversão ao trabalho, negligência. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. A preguiça não se resume na preguiça física mas também na preguiça de pensar, sentir e agir. A crença básica da preguiça é ‘Não necessito aprender nada’, levando a um movimento freador das idéias e ações dentro das organizações que no cotidiano e traduzido pelo ‘deixa para depois’.

Quer coisa mais comum nos dias atuais do que a preguiça?

A juventude (tomarei como fonte os relatos dos meus colegas de estágio) é tomada pela preguiça, tal como define o parágrafo acima. Pensar pra quê? Agir pra quê, se tem que faça por mim? – Ai também coloco o comodismo!

Lecionar nos coloca perante situações que imaginávamos ser apenas exagero das aulas teóricas, como a ausência de participação dos alunos na aula. Por mais besta que seja a pergunta, o professor terá, na maioria das vezes, o silêncio como resposta. Parece que a turma toda está em coma... apenas piscam os olhos. A preguiça (leia-se desinteresse) dos alunos atrapalham o aprendizado e impedem que o professo avance em sua prática.

Para a educação, esse tipo de aluno é um desafio! Não um desafio impossível de ser conquistado, mas um que nos instiga a pensar novas formas de contornar o problema. Um primeiro passo é questionar-se: De onde vem essa indisposição para pensar? O que eu posso fazer para instigar a atividade cerebral desses meninos? Tirá-los da inércia educacional é tirá-los da futura inércia social!

Se isso não acontece, a preguiça de pensar vira preguiça de agir!

Até mesmo na luta dos seus próprios direitos, o jovem atual - aquele que não teve sua capacidade de pensar e interagir trabalhada - é incapaz de tomar uma postura ativa... entregando-se ao comodismo e a crença de que já há outro lutando por isso.

Ora!!! Pra que eu vou a uma passeata exigir melhorias na segurança da minha cidade? Posso muito bem ficar na minha casa, no meu quarto, no meu computador... no meu twitter... protestando contra a falta de segurança no meu bairro! Não posso!?? Afinal, lá serei apenas mais um!


De um ponto de vista mais “vamos lá e lute” esse tipo de jovem é para a sociedade... hummm... como posso dizer? – Desnecessário!


Nenhum comentário: